Construir um confinamento para alimentação de gado pode parecer uma tarefa complicada, mas na verdade é mais simples do que parece. E para tornar esse processo ainda mais fácil, hoje vamos te ensinar como utilizar tambores plásticos como cocho. As principais vantagens desta atitude são:
– Visa a Sustentabilidade;
– Fácil manejo por serem leves e maleáveis;
– Boa Durabilidade;
– Fácil limpeza;
– Menor investimento;
– Melhor Custo-benefício;
Sem mais delongas, vamos lá!
Materiais necessários:
– Tambores plásticos de 200 litros (a quantidade varia de acordo com o tamanho do seu gado);
– Serra sabre, tico-tico ou disco de corte;
– Furadeira;
– Arame de aço liso;
– Estacas de madeira de pelo menos 1m (cerca de 60cm ficará para fora da terra);
– Faca e lixa para aparar as rebarbas;
– Gado com fome (hehehe..);
Passo-a-passo:
1- Primeiro, verifique a quantidade de tambores plásticos que você vai precisar de acordo com o tamanho do seu gado. Em média, calculamos um tambor para cada 5 animais.
2- Para iniciar a construção do confinamento, você deve cortar o tambor plástico ao meio no sentido horizontal, isso criará dois cochos (Figura 1). Os tambores plásticos saem de fábrica com uma linha exatamente no lugar do corte. Use ela e facilite a sua vida!
3 – Com o auxílio da furadeira, faça furos nas extremidades de cada metade do tambor (Figura 2). Esses furos servirão para prender os tambores uns aos outros com o uso de arame de aço.
4- Após furar todas as extremidades dos tambores, interligue-os com o arame de aço (Figura 3).
5- Com os tambores já fixados uns aos outros, passe uma faca e lixe bem todas as bordas para evitar possíveis acidentes. Animais que machucam a língua tem dificuldade pra se alimentar.
6- É hora de fixar os cochos na posição correta no confinamento. Marque o local onde você deseja colocar cada um dos cochos e prenda-os nas estacas de madeira. Deve-se instalar uma estaca a cada 3 tambores (Figura 4).
7- Certifique-se de deixá-los em uma altura confortável para os animais, o mínimo recomendado é 60 cm.
8- Por fim, é hora de colocar comida da boa nos cochos e se orgulhar de ter feito seu próprio confinamento 🙂
Conclusão:
Como podemos ver, utilizar tambores para construir um confinamento de gado pode ser uma opção muito mais econômica e acessível do que comprar um cocho novo, além de ajudar o meio ambiente reutilizando materiais. O processo de construção é simples e pode ser feito com ferramentas básicas. E o mais importante: os animais ficarão bem alimentados e saudáveis!
Até a próxima!



